EAD - Educação à Distância
 
 
Bacharelado em Administração Pública
O Curso
Polos
2010.1
Bacharelado em Sistemas da Informação
O Curso
Polos
2008.1
Licenciatura em Física
O Curso
Polos
2006.2
2009.1
Licenciatura em Computação
O Curso
Polos
2008.1
2009.1
Licenciatura em Artes Visuais Digitais
O Curso
Polos
2010.1
 
 
Gênero e Diversidade na Escola
O Curso
Polos
2009.2
 
 
Educação Ambiental
O Curso
Polos
2009.2
 
 
Formação Continuada em Mídias na Educação
O Curso
Polos
Ensino de Ciências e Matemática
O Curso
Inscrição
Polos
2009.2
Especialização em Gestão Pública
O Curso
Polos
Inscrição
Documentação     Exigida
Resultado
Matrícula
Especialização em Gestão Pública Municipal
O Curso
Polos
Inscrição
Documentação     Exigida
Resultado
Matrícula
 
 

   CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO (Lato-Sensu)

(Especialização em Gestão Pública Municipal)

Matrícula:  13/10 a 20/10/2010 até às 17 horas, com prazo máximo para entrega dos documentos até às 12 horas do dia 21/10/2010, no polo de classificação ou no EAD/UFRPE.

O Curso

   A partir da Constituição Federal de 1988, os estados e os municípios ganharam mais importância, assumindo diversas atividades antes desempenhadas pela União. Com a introdução de uma Estado mais forte, porém menor, este reduz seu papel nacional-desenvolvimentista, que vigorou por meio século. Dentro da concepção neoliberal, a partir de 1990, a União passa a exercer as “verdadeiras” funções de Estado: regulação e indução.
   Nesse sentido, os dois níveis de governo subnacionais passam a assumir papéis complexos (antes exercidos pela União), que exigem competências específicas de regulação e uma nova gestão de atividades essenciais, competências essas colocadas em segundo plano durante a fase desenvolvimentista, o esgotamento da capacidade de lidar com problemas complexos e extensos levou o governo central a transferir esses problemas para estados e municípios, sobretudo para estes últimos.
   O curso de especialização em Gestão Pública Municipal visa criar um quadro de profissionais capacitados a assumir posições de relevo dentro desta esfera da administração pública para fazer frente aos enormes desafios colocados pela mundialização da economia e as relações sempre tensas que se colocam para serem geridas (e harmonizadas) entre interesses do setor privado (atividade econômica), interesses coletivos (sociais) e interesses de governo (político-sociais). 

 

Objetivo geral

   O curso de Gestão Pública Municipal tem por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais e do Magistério Superior.
   No âmbito do município, a formação do gestor precisa ser mais especifica. Em um profundo estudo sobre os municípios brasileiros, o Banco Mundial, em parceria com o IPEA, indica cinco grandes prioridades: a) aumentar a competitividade da cidade; b) desenhar um sistema subnacional de crédito sustentável baseado no mercado; c) melhorar a provisão de serviços usando a participação do setor privado; d) melhorar as eficiências nos mercados urbanos e fundiários ; e) insistir numa melhor colaboração entre governos locais (BANCO MUNDIAL,2006).
   Assim, exige-se do Gestor Público o domínio das principais técnicas gerenciais no campo organizacional, de seus recursos humanos, financeiros e de produção e de gestão pública, evidentemente referenciada em um compromisso ético com a construção de uma sociedade justa.

 

Objetivos específicos

   Especificamente, pretende:

  • Capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro(governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos;
  • Capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica;
  • Contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, no âmbito federal, estadual e municipal;
  • Contribuir para que gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivos.

 

Perfil do Egresso

   Candidato interessado em ingressar no serviço público (ou que já atue nele) que deseje ampliar os conhecimentos na busca de uma formação científica de qualidade e de uma formação humanista que contribua pela elevação da qualidade do serviço prestado para a construção de uma sociedade mais justa, mais democrática, mais solidária e socialmente includente.

 

Público Alvo

   O curso destina-se a portadores de diploma de curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor (ONGs) ou ainda atuando como profissional liberal, tenha intenção de ingressar no exercício de função pública ou deseje relarcionar-se com as empresas do setor públicos na condição de prestador de serviços. Os objetivos de aprendizado para o profissional (estudante) são:

  • Compreender os conceitos básicos e terminologias nas áreas funcionais chave de organizações governamentias ou do terceiro setor (ONG’s) nas áreas de: gestão, estratégia, operações, finanças públicas, recursos humanos e outras ligadas ao exercício do setor público;
  • Desenvolver habilidades para diagnosticar, analisar e oferecer soluções para situações organizacionais/empresariais complexas;
  • Desenvolver habilidades-chave (comunicação oral e escrita, trabalho em equipe, liderança) requeridas para uma carreira gerencial de sucesso;
  • Estar apto para fazer a integração das áreas funcionais do governo para permitir tomadas de decisões acertadas para a organização como um todo.

 

Ensino-Aprendizagem

  O programa fomentará o crescimento profissional e acadêmico do cursista por meio de:

  • Orientação da habilidade do pensamento crítico para os problemas de governo;
  • Desenvolvimento da habilidade de analisar estrategicamente as questões de relacionamento organização-ambiente ao invés de oferecer apenas soluções operacionais;
  • Aumento da capacidade de liderança na organização previlegiando a socialização da informação e o desenvolvimento de atividades em equipes de trabalho;
  • Fortalecimento da habilidade de comunicação por meio de discussões presenciais e a distância (chats), de estudo de casos, elaboração de trabalhos escritos e a participação presencial em seminários.

 

Carga horária

   A estrutura curricular do curso (Gestão Pública Municipal) é composta por um conjunto de disciplinas, abrangendo dois módulos (um básico e outro específico) totalizando 480 horas. O Curso terá uma duração de 15 (quinze) meses, incluindo cumprimento de créditos e elaboração de monografia.

 

Disciplinas

O curso terá dois módulos: um básico e um específico.

O módulo básico é composto por 08 disciplinas de 30 horas. Inclui-se nesse módulo a cadeira “Introdução à EAD” que visa orientar o cursista na postura que deverá adotar para a incorporação de conteúdos e aprendizagem na modalidade “Ensino a Distância”.

MÓDULO BÁSICO

Ord. Disciplina C. H.

1
Introdução à EAD (Ensino a Distância) 30

2
Estado, Governo e Mercado 30

3
Desenvolvimento e Mudanças no Estado brasileiro 30

4
O Estado e os Problemas Contemporâneos 30

5
O Público e o Privado na Gestão Pública 30

6
Políticas Públicas 30

7
Planejamento Estratégico Governamental 30

8
Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública 30

-
TOTAL DE HORAS/AULA 240

 

O módulo específico em Gestão Pública Municipal é composto por oito disciplinas de 30 horas, perfazendo um total de 240 horas:

MÓDULO ESPECÍFICO

Ord. Disciplina C. H.

1
Metodologia da Pesquisa 30

2
Gestão do Plano Diretor Municipal 30

3
Gestão Tributária 30

4
Gestão de Redes Públicas e Cooperação 30

5
Gestão Democrática e Participativa 30

6
Gestão Logística 30

7
Elaboração e Avaliação de Projetos 30

8
Processos Administrativos 30

-
TOTAL DE HORAS/AULA 240

      OBS:A ordem de oferecimento das disciplinas poderá eventualmente ser modificada para atendimento em caso específico, às necessidades pedagógicas do curso

 

Recursos didático-pedagógicos

   O desenvolvimento dos conteúdos, serão organizados, dentre outros, utilizando-se os seguintes recursos pedagógicos:

  • Textos impressos de apoio ao estudo (apostilas), por disciplina;
  • Livros referentes às disciplinas (podendo estar disponíveis na biblioteca dos pólos);
  • Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) para comunicação entre os sujeitos e a disponibilização de textos complementares;
  • Encontros presenciais; e,
  • Sistema de acompanhamento (tutoria virtual).

 

Formas de ingresso

   Seleção pública (segundo critérios estabalecidos em Edital /EAD /UFRPE)

 

Pólos de Apoio Presencial

   O curso em nível de pós–graduação na especialidade em Gestão Pública Municipal (modalidade a distância), os aprovados por seleção pública (mediante edital de seleção) distribuídas proporcionalmente nos pólos de apoio presencial, na razão de 120 vagas por pólo regional. Os pólos de apoio presencial para o presente curso localizam-se nos municípios de: Recife, Jaboatão, Carpina, Garanhuns e Limoeiro.

 

Inicio das aulas:  Prorrogado para 20 de novembro de 2010, por problemas técnicos no ambiente de aprendizado.

Período de inscrição:  21/07 a 30/07/2010 (Prorrogado até terça-feira dia 21/09/2010)

Período de matrícula:  13/10 a 20/10/2010 até às 17 horas, com prazo máximo para entrega dos documentos até às 12 horas do dia 21/10/2010, no polo de classificação ou no EAD/UFRPE.

Fale com a Coordenação:  

Email:  coordenacao.esgpm@ead.ufrpe.br