EAD - Educação à Distância
 
 
Bacharelado em Administração Pública
O Curso
Polos
2010.1
Bacharelado em Sistemas da Informação
O Curso
Polos
2008.1
Licenciatura em Física
O Curso
Polos
2006.2
2009.1
Licenciatura em Computação
O Curso
Polos
2008.1
2009.1
Licenciatura em Artes Visuais Digitais
O Curso
Polos
2010.1
 
 
Gênero e Diversidade na Escola
O Curso
Polos
2009.2
 
 
Educação Ambiental
O Curso
Polos
2009.2
 
 
Formação Continuada em Mídias na Educação
O Curso
Polos
Ensino de Ciências e Matemática
O Curso
Inscrição
Polos
2009.2
Especialização em Gestão Pública
O Curso
Polos
Inscrição
Documentação     Exigida
Resultado
Matrícula
Especialização em Gestão Pública Municipal
O Curso
Polos
Inscrição
Documentação     Exigida
Resultado
Matrícula
 
 

Ensino de Ciências e Matemática

O Curso

O panorama educacional mundial reforça a necessidade de investimentos constantes na formação continuada de professores, que se justapõem com as crescentes reflexões sobre o seu papel na sociedade moderna, produzindo quadros teóricos que definem um novo modelo para a sua formação e exercício profissional. O saber sobre o ensino deixa de ser visto pela lógica da racionalidade técnica e incorpora a dimensão do conhecimento construído e assumido responsavelmente a partir de uma prática crítico-reflexiva.

Voltando-se para a Área de Ciências, Matemática e suas Tecnologias, verifica-se que os professores são convocados: a questionarem as visões simplistas do processo pedagógico de ensino das Ciências e Matemática, usualmente centradas no modelo transmissão-recepção e na concepção empirista-positivista de Ciência; dominarem os conteúdos científicos a serem ensinados em seus aspectos epistemológicos e históricos; explorarem as relações entre conhecimento científico e o contexto socio-político-econômico; e conceberem a prática pedagógica cotidiana como objeto de investigação, como ponto de partida e de chegada de reflexões e ações pautadas na articulação teoria-prática.

Outro aspecto importante a considerar é que existe uma grande necessidade de formação de profissionais nesta área, uma vez que no Estado de Pernambuco, a formação regular do professor nas Licenciaturas em Física e Química vêm sendo feitas apenas na cidade de Recife. Além disso, verifica-se que tais cursos vêm formando uma quantidade bastante reduzida de professores face à demanda das redes de ensino, aliando-se, ainda, os fatos de que uma parcela desses licenciados não ingressa na profissão. Resulta daí que grande parte dos professores que se encontram lecionando as referidas matérias têm outras formações (matemáticos, engenheiros, biólogos etc.).

 

Objetivos específicos

  • Proporcionar uma maior interação da realidade do Estado de Pernambuco em articulação com a cultura científica e matemática, na intenção de desenvolver competências nos professores de ciências e matemática para um ensino interdisciplinar e elaboração de material didático.
  • Preparar professores de ciências e matemática para desenvolverem modelos de ensino mais adequado à contemporaneidade.
  • Fortalecer os conceitos disciplinares dos professores da área de ciências e matemática, buscando focar nas regiões fisiográficas do Estado de Pernambuco.
  • Promover uma capacitação em novas metodologias para o processo ensino-aprendizagem.
  • Produzir material didático para serem utilizados em salas de aula.
  • Promover uma formação para o uso de novas tecnologias na educação.

 

Coordenação

Profa. Angela e Profa. Edênia
E-mail: canalaberto@ead.ufrpe.br
Telefone: (81) 3320.6103

 

Público-Alvo

Professores efetivos do Estado de Pernambuco que atuam na área de Biologia, Física, Química e Matemática. Pretende-se portanto, especializar estes professores no ensino de Ciências e Matemática com competências para um ensino interdisciplinar e elaboração de material didático.

 

Forma de Ingresso

Processo seletivo.