EAD - Educação à Distância
 
 
Bacharelado em Administração Pública
O Curso
Polos
2010.1
Bacharelado em Sistemas da Informação
O Curso
Polos
2008.1
Licenciatura em Física
O Curso
Polos
2006.2
2009.1
Licenciatura em Computação
O Curso
Polos
2008.1
2009.1
Licenciatura em Artes Visuais Digitais
O Curso
Polos
2010.1
 
 
Gênero e Diversidade na Escola
O Curso
Polos
2009.2
 
 
Educação Ambiental
O Curso
Polos
2009.2
 
 
Formação Continuada em Mídias na Educação
O Curso
Polos
Ensino de Ciências e Matemática
O Curso
Inscrição
Polos
2009.2
Especialização em Gestão Pública
O Curso
Polos
Inscrição
Documentação     Exigida
Resultado
Matrícula
Especialização em Gestão Pública Municipal
O Curso
Polos
Inscrição
Documentação     Exigida
Resultado
Matrícula
 
 

Gênero e Diversidade na Escola

O Curso

O curso “Gênero e Diversidade na Escola” é desenvolvido de modo a permitir o debate transversal sobre as temáticas de gênero, sexualidade e orientação sexual e relações étnico-raciais.

Dividido em módulos, o curso abordará os seguintes assuntos: diversidade cultural, etnocentrismo, preconceito; apropriação cultural da diferença sexual, discriminação de gênero no contexto da desigualdade social e étnico-racial, a importância dos movimentos sociais, a contribuição dos estudos de gênero, a participação feminina no mercado de trabalho. Com relação ao cotidiano da escola serão levantados importantes aspectos como: gênero na docência, diferenças de gênero no cotidiano escolar. Quando o tema for sexualidade e orientação sexual, sociedade e política, os assuntos giram em torno da noção moderna de sexualidade, o corpo e a sexualidade, identidade de gênero e orientação sexual, além do combate à discriminação sexual.  Ainda falando sobre sexualidade, mas voltando-se para reprodução, os temas são experiências e as visões dos/as jovens sobre saúde, sexualidade e temas afins, além de Aids e drogas, a partir do recorte de gênero, étnico-racial e de classe.  O Módulo sexualidade no cotidiano escolar aborda diversidade sexual na escola,  controle sobre o gênero e a sexualidade a partir de jogos e brincadeiras,  espaços formais de educação sexual na escola, diferentes fontes de informação sobre sexualidade. Sobre Relações étnico-raciais, o debate foca nos conceitos de raça, racismo e etnicidade; sistemas de classificação de cor e raça em uma perspectiva comparada entre Brasil e Estados Unidos. Existe um tema importante chamado: “Escola Sem Cor” em um país de diferentes raças e etnias, estereótipos e preconceitos étnico-raciais no currículo escolar, do combate ao racismo à promoção da igualdade étnico-racial, que se propões a fazer uma análise sobre o que muda com a Lei n° 10.639/2003, as Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais.

 

Objetivos específicos

  • oferecer aos educadores e educadoras da rede pública do Ensino Básico uma noção de respeito e valorização da diversidade, que conduza ao respeito aos direitos humanos;
  • formar profissionais de educação preparados/as para lidar com esta complexidade e com novas formas de vivências culturais;
  • realizar uma formação continuada em Gênero Raça/Etnia e Orientação Sexual para professores/as da Educação Básica e outros profissionais de educação no Nordeste Brasileiro, onde se destacam as desigualdades de poder entre homens e mulheres;
  • contribuir para a promoção da inclusão digital, em municípios do interior de Pernambuco, Paraíba e Bahia, através de conteúdos transformadores das culturas discriminatórias de gênero, racial étnica e de orientação sexual no país;
  • desenvolver a capacidade dos/as professores/as da Educação Básica da rede pública de compreender e posicionar-se diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais que requerem o reconhecimento e o respeito à diversidade sociocultural do povo brasileiro e dos povos de todo o mundo – o reconhecimento de que negros e negras, índios e índias, mulheres e homossexuais, dentre outros grupos discriminados, devem ser respeitados/as em suas identidades, diferenças e especificidades, porque tal respeito é um direito social inalienável;
  • contribuir para a sensibilização na formação de profissionais em educação, em especial professores/as da Educação Básica, no sentido de capacitar, produzir e estimular as elaborações dos alunos e de alunas nas diferentes situações do cotidiano escolar, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem;
  • elaborar propostas concretas para utilização dos acervos culturais existentes nos diferentes contextos escolares no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento;
  • desenvolver estratégias de formação do/a professor/a pesquisador/a, de autoria e de leitura crítica no aproveitamento dos diferentes recursos pedagógicos, das diferentes mídias;
  • Incentivar a produção de materiais didáticos de apoio pelos próprios alunos/as dos cursos e o intercâmbio de tais materiais e experiências bem sucedidas, (bem como dificuldades enfrentadas) entre os cursistas.

 

Módulos

MÓDULO 1 - ABERTURA

UNIDADE 1: ORIENTAÇÕES.

  • Introdução à Informática
  • Educação à Distância
  • Ambiente Moodle
  • Projeto.
  • Metodologia.
  • Cronograma.
  • Avaliação

UNIDADE 2: DIVERSIDADE

  • Apresentação.
  • Uma definição de cultura.
  • A diversidade cultural.
  • Etnocentrismo, estereótipo e preconceito.
  • Dinâmica cultural e respeito e valorização da diversidade.
  • O ambiente escolar em face dos temas tratados.

MÓDULO 2 GÊNERO

UNIDADE 1: GÊNERO: UM CONCEITO IMPORTANTE PARA O CONHECIMENTO DO MUNDO SOCIAL.

  • Apropriação cultural da diferença sexual.
  • Importância da socialização na família e na escola.
  • Construção social da identidade adolescente/juvenil e suas marcas de gênero.
  • Diferenças de gênero na organização social da vida pública e privada.

UNIDADE 2: A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA CONTRA AS DESIGUALDADES DE GÊNERO

  • Discriminação de gênero no contexto da desigualdade social e étnico-racial.
  • A importância dos movimentos sociais.
  • A contribuição dos estudos de gênero.
  • A permanência da violência de gênero.
  • Participação feminina no mercado de trabalho: indicador preciso da desigualdade de gênero.
  • Escola como espaço de eqüidade de gênero.
  • O gênero na docência.
  • Diferenças de gênero no cotidiano escolar.
  • Sucesso e fracasso escolar através de um enfoque de gênero.
  • Práticas esportivas construindo o gênero.
  • Gênero no currículo escolar.

MÓDULO 3 SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL

UNIDADE 1: SEXUALIDADE: DIMENSÃO CONCEITUAL, DIVERSIDADE, DISCRIMINAÇÃO

  • Sexualidade, sociedade e política.
  • A noção moderna de sexualidade.
  • O corpo e a sexualidade.
  • Identidade de gênero e orientação sexual.
  • Orientação sexual: desejos, comportamentos e identidades sexuais.
  • O combate à discriminação sexual.

UNIDADE 2: SAÚDE, SEXUALIDADE E REPRODUÇÃO.

  • As experiências e as visões dos/as jovens sobre saúde, sexualidade e temas afins, como diversidade sexual, direitos sexuais e reprodutivos, gravidez, desejo, prazer, afeto,
  • Aids e drogas, a partir do recorte de gênero, étnico-racial e de classe.
  • Os limites e as possibilidades das propostas educativas no âmbito escolar focadas na saúde, na reprodução e na sexualidade.

UNIDADE 3: SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR

  • Diversidade sexual na escola.
  • Controle sobre o gênero e a sexualidade a partir de jogos e brincadeiras.
  • Espaços formais de educação sexual na escola.
  • Diferentes fontes de informação sobre sexualidade.
  • A importância de ações conjuntas de diferentes instituições do governo, de empresas e da sociedade civil na construção de ações educativas e assistenciais relativas à saúde, à sexualidade e à reprodução.

MÓDULO 4 RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

UNIDADE 1: NOÇÕES DE RAÇA, RACISMO E ETNICIDADE

  • Os conceitos de raça, racismo e etnicidade.
  • Sistemas de classificação de cor e raça em uma perspectiva comparada: as diferenças nas classificações raciais entre Brasil e Estados Unidos.
  • A relação entre as classificações raciais e as formas de racismo.
  • A inter-relação entre raça, sexualidade, etnia e gênero.

UNIDADE 2: DESIGUALDADE RACIAL

  • Raça, gênero e desigualdades: alguns dados.
  • As especificidades da desigualdade étnico-racial no cenário das desigualdades no Brasil.
  • Estereótipos, preconceito e discriminação racial.

UNIDADE 3: IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL TAMBÉM SE APRENDE NA ESCOLA

  • “Escola Sem Cor” em um país de diferentes raças e etnias.
  • Estereótipos e preconceitos étnico-raciais no currículo escolar.
  • Do combate ao racismo à promoção da igualdade étnico-racial.
  • O que muda com a Lei n° 10.639/2003.
  • As Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais.

MÓDULO 5 AVALIAÇÃO

  • Elaboração do Memorial.
  • Produção e apresentação do trabalho final.
  • Realização da auto-avaliação.

 

Coordenação

Profa. Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Emails: gde.ufrpe@gmail.com ou gdeufrpe@yahoo.com.br

 

Forma de Ingresso

Análise das informações contidas na ficha de inscrição, com especial atenção ao escrito na carta de motivação.