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Gênero e Diversidade na Escola
O Curso
O curso “Gênero e Diversidade na Escola” é desenvolvido de modo a permitir o debate transversal sobre as temáticas de gênero, sexualidade e orientação sexual e relações étnico-raciais.
Dividido em módulos, o curso abordará os seguintes assuntos: diversidade cultural, etnocentrismo, preconceito; apropriação cultural da diferença sexual, discriminação de gênero no contexto da desigualdade social e étnico-racial, a importância dos movimentos sociais, a contribuição dos estudos de gênero, a participação feminina no mercado de trabalho. Com relação ao cotidiano da escola serão levantados importantes aspectos como: gênero na docência, diferenças de gênero no cotidiano escolar. Quando o tema for sexualidade e orientação sexual, sociedade e política, os assuntos giram em torno da noção moderna de sexualidade, o corpo e a sexualidade, identidade de gênero e orientação sexual, além do combate à discriminação sexual. Ainda falando sobre sexualidade, mas voltando-se para reprodução, os temas são experiências e as visões dos/as jovens sobre saúde, sexualidade e temas afins, além de Aids e drogas, a partir do recorte de gênero, étnico-racial e de classe. O Módulo sexualidade no cotidiano escolar aborda diversidade sexual na escola, controle sobre o gênero e a sexualidade a partir de jogos e brincadeiras, espaços formais de educação sexual na escola, diferentes fontes de informação sobre sexualidade. Sobre Relações étnico-raciais, o debate foca nos conceitos de raça, racismo e etnicidade; sistemas de classificação de cor e raça em uma perspectiva comparada entre Brasil e Estados Unidos. Existe um tema importante chamado: “Escola Sem Cor” em um país de diferentes raças e etnias, estereótipos e preconceitos étnico-raciais no currículo escolar, do combate ao racismo à promoção da igualdade étnico-racial, que se propões a fazer uma análise sobre o que muda com a Lei n° 10.639/2003, as Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais.
Objetivos específicos
- oferecer aos educadores e educadoras da rede pública do Ensino Básico uma noção de respeito e valorização da diversidade, que conduza ao respeito aos direitos humanos;
- formar profissionais de educação preparados/as para lidar com esta complexidade e com novas formas de vivências culturais;
- realizar uma formação continuada em Gênero Raça/Etnia e Orientação Sexual para professores/as da Educação Básica e outros profissionais de educação no Nordeste Brasileiro, onde se destacam as desigualdades de poder entre homens e mulheres;
- contribuir para a promoção da inclusão digital, em municípios do interior de Pernambuco, Paraíba e Bahia, através de conteúdos transformadores das culturas discriminatórias de gênero, racial étnica e de orientação sexual no país;
- desenvolver a capacidade dos/as professores/as da Educação Básica da rede pública de compreender e posicionar-se diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais que requerem o reconhecimento e o respeito à diversidade sociocultural do povo brasileiro e dos povos de todo o mundo – o reconhecimento de que negros e negras, índios e índias, mulheres e homossexuais, dentre outros grupos discriminados, devem ser respeitados/as em suas identidades, diferenças e especificidades, porque tal respeito é um direito social inalienável;
- contribuir para a sensibilização na formação de profissionais em educação, em especial professores/as da Educação Básica, no sentido de capacitar, produzir e estimular as elaborações dos alunos e de alunas nas diferentes situações do cotidiano escolar, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem;
- elaborar propostas concretas para utilização dos acervos culturais existentes nos diferentes contextos escolares no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento;
- desenvolver estratégias de formação do/a professor/a pesquisador/a, de autoria e de leitura crítica no aproveitamento dos diferentes recursos pedagógicos, das diferentes mídias;
- Incentivar a produção de materiais didáticos de apoio pelos próprios alunos/as dos cursos e o intercâmbio de tais materiais e experiências bem sucedidas, (bem como dificuldades enfrentadas) entre os cursistas.
Módulos
MÓDULO 1 - ABERTURA
UNIDADE 1: ORIENTAÇÕES.
- Introdução à Informática
- Educação à Distância
- Ambiente Moodle
- Projeto.
- Metodologia.
- Cronograma.
- Avaliação
UNIDADE 2: DIVERSIDADE
- Apresentação.
- Uma definição de cultura.
- A diversidade cultural.
- Etnocentrismo, estereótipo e preconceito.
- Dinâmica cultural e respeito e valorização da diversidade.
- O ambiente escolar em face dos temas tratados.
MÓDULO 2 GÊNERO
UNIDADE 1: GÊNERO: UM CONCEITO IMPORTANTE PARA O CONHECIMENTO DO MUNDO SOCIAL.
- Apropriação cultural da diferença sexual.
- Importância da socialização na família e na escola.
- Construção social da identidade adolescente/juvenil e suas marcas de gênero.
- Diferenças de gênero na organização social da vida pública e privada.
UNIDADE 2: A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA CONTRA AS DESIGUALDADES DE GÊNERO
- Discriminação de gênero no contexto da desigualdade social e étnico-racial.
- A importância dos movimentos sociais.
- A contribuição dos estudos de gênero.
- A permanência da violência de gênero.
- Participação feminina no mercado de trabalho: indicador preciso da desigualdade de gênero.
- Escola como espaço de eqüidade de gênero.
- O gênero na docência.
- Diferenças de gênero no cotidiano escolar.
- Sucesso e fracasso escolar através de um enfoque de gênero.
- Práticas esportivas construindo o gênero.
- Gênero no currículo escolar.
MÓDULO 3 SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL
UNIDADE 1: SEXUALIDADE: DIMENSÃO CONCEITUAL, DIVERSIDADE, DISCRIMINAÇÃO
- Sexualidade, sociedade e política.
- A noção moderna de sexualidade.
- O corpo e a sexualidade.
- Identidade de gênero e orientação sexual.
- Orientação sexual: desejos, comportamentos e identidades sexuais.
- O combate à discriminação sexual.
UNIDADE 2: SAÚDE, SEXUALIDADE E REPRODUÇÃO.
- As experiências e as visões dos/as jovens sobre saúde, sexualidade e temas afins, como diversidade sexual, direitos sexuais e reprodutivos, gravidez, desejo, prazer, afeto,
- Aids e drogas, a partir do recorte de gênero, étnico-racial e de classe.
- Os limites e as possibilidades das propostas educativas no âmbito escolar focadas na saúde, na reprodução e na sexualidade.
UNIDADE 3: SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
- Diversidade sexual na escola.
- Controle sobre o gênero e a sexualidade a partir de jogos e brincadeiras.
- Espaços formais de educação sexual na escola.
- Diferentes fontes de informação sobre sexualidade.
- A importância de ações conjuntas de diferentes instituições do governo, de empresas e da sociedade civil na construção de ações educativas e assistenciais relativas à saúde, à sexualidade e à reprodução.
MÓDULO 4 RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
UNIDADE 1: NOÇÕES DE RAÇA, RACISMO E ETNICIDADE
- Os conceitos de raça, racismo e etnicidade.
- Sistemas de classificação de cor e raça em uma perspectiva comparada: as diferenças nas classificações raciais entre Brasil e Estados Unidos.
- A relação entre as classificações raciais e as formas de racismo.
- A inter-relação entre raça, sexualidade, etnia e gênero.
UNIDADE 2: DESIGUALDADE RACIAL
- Raça, gênero e desigualdades: alguns dados.
- As especificidades da desigualdade étnico-racial no cenário das desigualdades no Brasil.
- Estereótipos, preconceito e discriminação racial.
UNIDADE 3: IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL TAMBÉM SE APRENDE NA ESCOLA
- “Escola Sem Cor” em um país de diferentes raças e etnias.
- Estereótipos e preconceitos étnico-raciais no currículo escolar.
- Do combate ao racismo à promoção da igualdade étnico-racial.
- O que muda com a Lei n° 10.639/2003.
- As Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais.
MÓDULO 5 AVALIAÇÃO
- Elaboração do Memorial.
- Produção e apresentação do trabalho final.
- Realização da auto-avaliação.
Coordenação
Profa. Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão
Emails: gde.ufrpe@gmail.com ou gdeufrpe@yahoo.com.br
Forma de Ingresso
Análise das informações contidas na ficha de inscrição, com especial atenção ao escrito na carta de motivação.
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