EAD - Educação à Distância


EAD na UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco iniciou a oferta de cursos na modalidade a distância em 2005, através do Programa Pró-Licenciatura do Ministério da Educação. Em 2006, o MEC implantou, o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) tendo como prioridade a formação de profissionais para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central a UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros. Nesse mesmo ano, a universidade se engajou no programa UAB.

Desde então, a UFRPE destaca-se no cenário pernambucano e no âmbito Norte-Nordeste como uma das instituições pioneiras na oferta de cursos na modalidade a distância. Essa experiência resultou do engajamento dos seus profissionais comprometidos com o processo de ampliação das atividades educacionais da UFRPE, visando à difusão de cursos de nível superior para atender a uma demanda de formação profissional, há muito tempo reprimida em vários municípios.

A formação profissional de docentes revela-se como desafio, devido às lacunas existentes nas qualificações dos professores que atuam, principalmente, em municípios localizados nas zonas rurais do Brasil. Quando se trata de formação docente na área de ciências exatas, esse quadro se torna ainda mais preocupante. Diante disso, as propostas inicialmente apresentadas pela UFRPE foram: Licenciatura em Física e Licenciatura em Computação.

Também em função da crescente demanda por profissionais da área tecnológica, principalmente, considerando o incremento do setor tecnológico no Estado de Pernambuco, por meio das atividades no Porto Digital e no Porto de Suape, o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação foi implantado no ano de 2007.

Além dos cursos de graduação, a UFRPE também está preocupada com a formação continuada de professores e, em 2006, realizou a primeira oferta de curso do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, no nível de Extensão. Em 2007, o referido programa foi ampliado para o nível de Aperfeiçoamento e no ano de 2009 iniciará o programa no nível de especialização. De 2006 a 2008, 2.500 vagas foram oferecidas e em 2009, 4.000 novas vagas serão ofertadas.

O Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação está intimamente atrelado à busca pelo aperfeiçoamento profissional dos professores, tendo em vista a necessidade de maiores investimentos na formação continuada dos docentes, os quais precisam dialogar constantemente com as novas Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC’s), no sentido de atuarem como agentes multiplicadores, disseminando o uso crítico e reflexivo dos meios tecnológicos no contexto educacional.

Também será oferecido, em 2009, um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática a distância que atenderá cerca de 500 profissionais nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Piauí. Voltando-se para a área de Ciências, Matemática, verifica-se que os professores são convocados a questionarem as visões simplistas do processo pedagógico de ensino das Ciências e Matemática, usualmente centradas no modelo de transmissão-recepção empirista-positivista de Ciência.

Já o Curso de Educação Ambiental visa a formação continuada de professores da educação básica, com carga horária de 180h distribuídas em módulos. Ofertado na modalidade a distância por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil, o curso possui 40h presenciais e visa formar professores e profissionais de educação capazes de compreender os temas da educação ambiental e introduzi-los transversalmente na prática pedagógica da escola.

Com o objetivo de contribuir para formação de cidadãos para o exercício de uma administração pública profissional, a UFRPE ainda no primeiro semestre de 2009, ofertará cursos de Especialização em Gestão Pública Municipal, Gestão Pública e Gestão Escolar, além do curso de Bacharelado em Administração Pública.

Historicamente, tanto a formação acadêmica como a formação de educadores/as em exercício não têm incorporado a diversidade, tampouco contemplando o debate dos temas respeito e valorização da diversidade e para o combate à discriminação. Pensando nisso, a Universidade implantou neste ano o Curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola.

Todos os cursos a distância da UFRPE estão distribuídos em diversos municípios, através dos olos de apoio presencial. A abrangência territorial das ações em educação a distância da UFRPE é tão expressiva que atende, inclusive, à demanda por cursos na área de tecnologia no Estado do Tocantins, através da oferta do curso de Licenciatura em Computação.

A UFRPE está direcionando, a partir da demanda da sociedade, ações para suprir a necessidade de democratização do ensino e possibilitar o ingresso de um maior número de pessoas no ensino superior. Para isto, tem investido no processo avaliativo de suas ações, visando buscar e manter a qualidade dos cursos oferecidos.

 

EAD

A utilização da internet abre novas perspectivas no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. O estudo pela web proporciona flexibilidade, mas exige uma dedicação até maior do que o estudo presencial, pois os alunos de cursos EAD têm uma maior carga de responsabilidade e independência, tendo que estarem atentos às exigências de atividades e horários. É fundamental ter objetivos claros e organizar-se para que possa tirar o melhor proveito das disciplinas.

Uma aprendizagem eficiente consiste em compreender o que se estuda, poder aplicar esse conhecimento na realidade, re-elaborar e sintetizar. O material de estudo utilizado nos cursos a distância é diversificado, podendo-se utilizar recursos multimídias como cd-rom, websites, rádio on-line, programas de vídeo, chats, videoconferências, fóruns de debates, entre outros, além dos livros, textos, apostilas, etc.

Orientações para os alunos de educação a distância

  1. Antes de iniciar as atividades, o aluno deverá explorar bastante a plataforma Moodle de seu curso, informando-se sobre as disciplinas, atividades e cronograma do semestre que se inicia.
  2. O aluno deverá organizar seu tempo de estudo diário para o curso. É importante fazer uma tabela com os dias e horas da semana disponíveis para o estudo de cada disciplina. Também deve ser observado se o total de horas diárias e semanais, alocadas para o estudo do curso, corresponde aos indicados pela coordenação do mesmo. Os sábados e domingos devem ser reservados para as atividades presenciais no Polo de apoio do curso.
  3. É importante estar em dia com a entrega das atividades.
  4. O material de apoio e leituras é a referencia básica da disciplina. Para o melhor aproveitamento do aluno, é importante estudar atentamente todo o conteúdo disponibilizado.
  5. A participação nas atividades virtuais é muito importante, porque elas garantem a interação entre o professor da disciplina, o aluno e os demais colegas.
  6. A qualquer tempo, o aluno poderá tirar suas dúvidas com os tutores virtuais, através da plataforma de comunicação moodle, ou no plantão de tutoria do seu Polo presencial.