Licenciatura em História - Curso de Graduação a Distância


O curso


   O Curso de Licenciatura em História a Distância visa à formação de professores para o magistério do ensino fundamental II e no ensino médio através de formação científica. O Curso visa, ainda, à formação de profissionais adequados às mudanças recentes no mundo do trabalho, que oferece uma gama cada vez maior de atividades ligadas à pesquisas cientificas, preservação do patrimônio histórico e cultural, ao resgate e preservação documental para a composição de acervos que viabilizem a pesquisa histórica e oportunizem demanda turística.

    Assim, pretende-se que tais profissionais sejam professores de História, mas que não descurem a necessidade da pesquisa permanente como meio de atualização e ampliação de conhecimentos, que sejam capazes de produzirem e disseminarem conhecimentos no campo da História. O sentido educativo destes conhecimentos deve ser aplicado à realidade regional, fortalecendo o vinculo entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão contribuindo para que o profissional esteja sempre apto a vencer desafios e a resolver questões pertinentes à sua área de atuação.

 


Objetivos específicos

   O Curso de Licenciatura em História objetiva propiciar uma formação sólida e abrangente de educadores para o magistério do ensino fundamental II e no ensino médio através de formação científica.


Perfil do Egresso


  A definição do perfil do profissional que o curso de História pretende formar, parte do pressuposto de que a História é a busca de um objeto que é essencialmente movimento. Assim, é apreendida de maneiras diferentes, reescrita a cada geração e interpretada a partir de pontos de vista historicamente condicionados.

   Esse dinamismo também deve ser transferido a quem se encarrega de transmitir seus conteúdos. Dessa forma, é necessário que o profissional que está sendo qualificado para o ensino da História, também domine o processo pelo qual esse saber é produzido, relacionando-se criticamente com ele.

   Assim, o profissional que se busca formar deve pensar o conhecimento histórico em sua tríplice dimensão: produção, crítica e transmissão. Isso só é possível quando se procura dar uma formação em que não se perca de vista a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

   O profissional de História deve superar a tendência de contrapor conteúdos à teoria e ao método. Não se pode dissociar a teoria do conteúdo ministrado: aquilo que se quer ensinar é tão importante quanto porque ensinar e como ensinar.

   Atendidas essas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses das IES, com formação complementar interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio histórico, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc.).

   Nesse sentido, espera-se que seus conhecimentos teóricos e a formação prática garantam uma formação adequada e de qualidade para o exercício profissional, investigação, pesquisa e desenvolvimento na área de graduação em História e para o aperfeiçoamento permanente, de forma autônoma, em futuros cursos de pós-graduação.


Duração


8 semestres, totalizando quatro anos.

 

Público-Alvo


Egressos do ensino médio ou equivalentes.

 

Formas de Ingresso


Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

 

Polo de Apoio Presencial


Pesqueira, Gravatá, Afrânio, Carpina e Piritiba


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